quinta-feira, 4 de março de 2010

CHILE: Terremoto mata 82 pessoas e põe em alerta máxima de tsunami países do Pacífico 28 Fevereiro 20

“Um terremoto de magnitude 8.8 graus na escala de Richter atingiu na madrugada de hoje sábado, 27, o centro-sul do Chile. Já contabilizaram pelo menos 82 pessoas mortas. Foi decretado estado de catástrofe no país e coloca em estado de alerta máxima os países do Oceano Pacífico para a formação de tsunamis e ondas gigantes”, informou a presidente chilena, Michelle Bochelet.

O terremoto teve seu epicentro a 90 km de Concepción, cidade com meio milhão de habitantes, situada 500 km a sul da capital, Santiago, segundo informações da televisão estatal chilena. A ponte da cidade, construída sobre o rio Bio Bio, ficou destruída.

“Há uma informação de que ondas gigantes poderão chegar nas próximas hora na Ilha de Páscoa. Razão pela qual, as pessoas que estão nas zonas baixas estão sendo levadas para zonas mais altas”, disse a presidente.

Segundo autoridades locais, até 24 horas após o tremor, pode haver ondas gigantes na Austrália, na Nova Zelândia e em regiões costeiras na Ásia. Na Polinésia Francesa, já foi dado alerta para tsunamis nas Ilhas Gambier, no Taiti e em Bora Bora. "O perigo continua até pelo menos duas horas após a primeira tsunami. Nessas regiões, as pessoas estão sendo aconselhadas a ir para regiões elevadas", acrescentam.

O centro de alerta no Pacífico informou que: “neste sábado a onda formada após o terremoto no Chile, deve atingir também ilhas no Hava”. Em nota distribuída a imprensa, o centro alertou que: "acções urgentes precisam ser tomadas para proteger vidas e patrimónios".

Uma tsunami é uma série de ondas longas. Cada crista de onda pode durar entre 5 e 15 minutos e inundar fortemente áreas costeiras. O perigo pode persistir por várias horas depois da onda inicial, com a ocorrência de ondas subsequentes. A altura de tsunamis não pode ser prevista e a primeira onda pode não ser a mais alta de uma série.

Ondas tsunami podem facilmente envolver ilhas, afectando toda a linha de costa. Ou seja, toda a costa está em risco, não importando para qual direcção esteja voltada. O recuo das águas causado por um tsunami pode expor temporariamente o leito marinho, mas a área rapidamente será inundada depois disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário