quinta-feira, 4 de março de 2010

Especial Meio Ambiente: aquecimento global, terremotos, furacões, enchentes, secas e muito mais

Terremotos, vulcões, tsunamis, furacões, tufões, ciclones, enchentes, secas, calor e frio excessivos, são apenas alguns dos fenômenos naturais que nos últimos anos têm se intensificado em nosso planeta. Seria um grito de socorro da Terra? Uma vingança da mãe natureza? Sinais dos tempos? Ou apenas fenômenos normais que sempre aconteceram e continuarão acontecendo no decorrer da história?

Muitas destas catástrofes naturais ocorrem desde sempre, mas o fato é que com a destruição causada pela humanidade, esses fenômenos têm aumentado tanto em quantidade quanto em intensidade, deixando muita gente atemorizada com o que pode acontecer no futuro. Essa consciência ambiental começou a se disseminar principalmente no final do século XX, quando tornou-se frequente a divulgação de cenários pessimistas, por parte de cientistas, em relação ao aumento do aquecimento global e suas consequências. Desde então vários encontros entre dirigentes das nações foram realizados para a discussão sobre o clima, e para a assinatura de acordos que ajudariam na preservação em nível regional, nacional e global.

As Nações Unidas declararam que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade. Essa declaração leva em consideração que um número crescente de espécies estão ameaçadas de extinção pela perda de habitat, pela caça e pelas mudanças climáticas. Sendo assim, os esforços de conservação tornam-se cada vez mais urgentes e necessários. Como brasileiros temos uma grande responsabilidade neste projeto, uma vez que o Brasil é o primeiro país em biodiversidade do mundo.

Acontecimentos recentes tais como terremoto no Chile (2010), terremoto no Haiti (2010), tsunami na Indonésia (2004) e onda de calor na Europa (2003), mostraram a intensidade destes fenômenos naturais, que tornaram-se verdadeiras catástrofes. Roberto C. P. Júnior(1), em um artigo, afirma que "todos esses fenômenos da natureza vêm crescendo de maneira ininterrupta. De acordo com a ONU, o número de catástrofes naturais no mundo vêm aumentando nos últimos trinta anos numa taxa média anual de 6%." Ainda de acordo com ele, esse acúmulo de sinais da natureza é algo que nunca havia ocorrido antes no planeta.



O jornalista Peter Moon, em um artigo publicado na revista "Isto É" em fevereiro de 1995, fala sobre as principais catástrofes que eclodiram no planeta nos últimos anos. Em sua lista constava ocorrências de terremotos, enchentes, erupções vulcânicas, ciclones, secas, incêndios, com todo o número de mortos e de desabrigados, e ainda mencionava o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa. O título da matéria era "Deu a louca no mundo. Nunca tantos desastres naturais mataram tanta gente em tão pouco tempo." Num trecho da matéria, Peter Moon dizia: "De alguns anos para cá, parece que as forças da natureza resolveram se revoltar contra o homem, incapaz de encontrar meios em sua civilização tecnológica para deter os caprichos da mãe Terra."(1)

Para os cristãos, esse aumento de catástrofes indica que estamos vivendo "os sinais do fim dos tempos". De acordo com a Bíblia(2), esses eventos já eram previstos. Certa vez os discípulos de Jesus chegaram a ele e perguntaram: "dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?". Dentre vários sinais, Jesus disse: "haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares" (Mateus 24:3,7). Outro evangelho, agora o de Lucas (21:11), narra: "...haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu." Ainda falando sobre sua segunda vinda ao mundo Jesus diz em Lucas 21: 25-27: "E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória." De fato, o que a Bíblia diz têm se cumprido nos últimos anos, basta assistirmos os noticiários para ver a sequência de sinais profetizados pelo livro sagrado.

Fenômenos apocalípticos ou não, não podemos simplesmente ficar de mãos cruzadas enquanto o mundo é destruído. Podemos através de simples atitudes, se não mudar o mundo, mudar pelo menos o nosso mundo, e o das pessoas que estão ao nosso redor. A partir de hoje você deverá se posicionar, ficará do lado da preservação ou da destruição? Se escolher o melhor lado você deverá tomar algumas atitudes, tais como: preferir andar de a pé, ou de bicicleta, ou de ônibus; reciclar o lixo; não poluir as ruas e rios; gastar menos energia elétrica; não desperdiçar água; evitar as queimadas; utilizar produtos reciclados; comprar apenas de empresas realmente comprometidas com o meio ambiente e a sociedade; além de outras ações que achar relevantes para a conservação dos recursos naturais, e preservação da biodiversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário